Temos uma tendência de pensar que o sono é um processo em que o organismo se torna passivo. A vida moderna – a cada dia mais corrida e atribulada, muitas vezes, nos leva a crer que dormir poderia ser um “desperdício de tempo”.
No entanto, o sono é um processo dinâmico que ocorre em várias fases. Ele é essencial para a nossa saúde. Confira:
– O sono realiza uma “faxina cerebral”. Ele retira substâncias tóxicas do cérebro. Também tem um papel importante em nossa memória, ajudando a consolidar o nosso aprendizado.
– Dormir bem pode trazer, ainda, uma proteção para o nosso coração. Durante o sono temos uma redução dos batimentos cardíacos e uma ativação do nosso sistema parassimpático (que é contrário ao sistema simpático ativado pelo estresse). Dessa forma, a privação do sono pode estar associada a hipertensão, infartos e arritmias cardíacas.
– A nossa imunidade, ou seja, a defesa do nosso organismo contra infecções, está relacionada ao nosso bom sono. A perda deste pode afetar de forma negativa o nosso sistema imune, podendo diminuir a produção de anticorpos e aumentar o risco de infecções.
– A falta de sono também tem impacto no nosso peso corporal. Ela pode ocasionar aumento do hormônio da fome (grelina), favorecendo o ganho de peso.
Assim, fica claro que temos motivos de sobra para tomarmos atitudes para proteger e melhorar a qualidade do nosso sono.